Grupo Coimbra

Português (Brasil)EspañolEnglish (United Kingdom)
facebook-logo-large twitter-logo e-mail
 
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size
Início Principal Histórico
Histórico PDF Imprimir

O Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB) foi formalmente constituído como associação de dirigentes universitários em 27 de novembro de 2008, durante uma inesquecível solenidade acadêmica no Salão Nobre da Reitoria da Universidade de Coimbra.

O GCUB é composto por universidades nacionais – federais, estaduais, confessionais e comunitárias – que reconhecem a instituição conimbricense como alma mater.

Sua missão é promover a integração interinstitucional e internacional, mediante programas de mobilidade docente e discente, contribuindo para o processo de internacionalização soberana da rede universitária nacional com suas contrapartes estrangeiras.

Por intermédio da prestigiosa Universidade de Coimbra, a mais antiga do mundo lusófono, o Grupo integra-se à linhagem das universidades arcanas do mundo ocidental, reunidas no Grupo Coimbra de Universidades Européias, com o qual mantém, estatutariamente, vínculos de intercâmbio científico, pedagógico e cultural. As mais prestigiosas universidades brasileiras da atualidade compõem o conjunto de 50 instituições fundadoras, com 37 Universidades Federais (incluindo as instituições mais antigas e de maior porte), 06 Universidades Estaduais (incluindo as estaduais paulistas) e 07 Universidades Comunitárias e Confessionais (incluindo as principais PUCs). O GCUB acolhe mais de um milhão de alunos matriculados na Graduação; além disso, comporta a quase totalidade (98 %) dos programas de Pós-Graduação senso-estrito e dos Grupos de Pesquisa consolidados (94 %) no país.

Trata-se da única entidade do gênero que congrega, num foro predominantemente acadêmico, o conjunto representativo de instituições de conhecimento que, no Brasil, podem reivindicar, de modo legítimo, o estatuto histórico-institucional de Universidade.